quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Atividade nº 1 do 1º bimestre - Introdução ao estudo da História

Atividade 1 – Introdução ao estudo da História

1ª parte - Historiografia

01 – Escreva a história da sua vida. Mínimo de 25 linhas. Dê um título criativo.

02 – Produza 10 “fotos” coloridas e explicadas sobre fatos presentes no seu texto.

03 - Em sua história aparecem outros personagens além de você? Quem? Por quê?

03 a - Comentar sobre a frase: “o homem ser um animal social”.

04 - Se estes outros personagens que aparecem em seu texto fossem escrever a sua história, ela seria igual? Por quê? 

04 a - Comentar sobre as diferentes versões da História.

05 - Qual destas histórias estaria certa? Por quê?

05 a - Comentar sobre a existência de pontos de vista e opiniões diferentes.

06 - Você escreveu sua história utilizando a memória. Mas se precisasse escrevê-la de maneira bem detalhada, que outros recursos utilizaria?

07 - Classifique estes recursos em documentos escritos, orais, visuais, e vestígios.

07 a - Comentar sobre as fontes históricas.

08 - Você escreveu seu texto em ordem cronológica? Por quê?

08 a - Comentar sobre a Cronologia e seu auxílio no estudo da História.

09 - Alguns fatos de sua vida apareceriam nas histórias pessoais de outras pessoas? Por quê?

09 a - Comentar sobre as semelhanças e diferenças entre as histórias individuais e coletivas.

10 - Para explicar os acontecimentos de sua vida você precisou localizá-los no tempo e no espaço? Por quê?

10 a - Comentar sobre a contextualização da História.

11 - Você acredita que depois de lerem a sua história, as pessoas podem te conhecer e entender melhor? Por quê?

11 a - Comentar sobre a frase: “ a História é a ciência que estuda o passado para entendermos o presente”.

2ª parte – Cronologia

  1. Fazer uma lista de situações em que o tempo passa rápido ou devagar para cada aluno. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido em determinadas situações e devagar em outras?

  1. Que exemplos podem indicar que o tempo passa (crescimento de plantas, fases da lua, crescimento do cabelo, etc.)?

  1. Quando tinham 9 anos, por exemplo, que ano era? O que estava ocorrendo em outras partes do Brasil? E do mundo?

  1. Produzir para cada parágrafo do texto, Calendários, dois desenhos coloridos e explicados.

Calendários
     O ano, considerado o período que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, não poderia ser dividido de forma diferente? Por que não pode ter 20 meses, por exemplo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário